sexta-feira, 1 de junho de 2012

Corpos Humanos com Forma Escultural

   Como escultor, pintor; poeta e arquiteto, Michelangelo Buonarruti (1475-1564) foi outro artista imensamente habilidoso da Renascença. 23 anos mais jovem que Leonardo, Michelangelo foi criado em Florença. Aqui treinou brevemente com o pintor de afrescos Ghirlandaio, além de receber instruções em escultura sob o patrocínio da poderosa família Médici. Seu talento foi reconhecido bem cedo. Com 19 anos, após a morte de seu patrono Lorenzo de Médici, em 1492, Michelangelo partiu para Bologna, e depois viveu em Roma a partir de 1496, antes de voltar para Florença em 1501.

    No mesmo ano, Michelangelo esculpiu a escultura de mármore Davi em Florença, embarcando em uma permanente exploração de como melhor representar a forma masculina. Michelangelo considerava-se a si mesmo principalmente escultor e teve que ser persuadido a decorar o texto da Capela Sistina no Vaticano com afrescos. A capela havia sido construída pelo Papa Sixtus IV, mas foi seu sobrinho Papa Julius II que encomendou a obra. A Criação de Adão (1508-12) forma o painel central da capela e mostra Deus dando vida a Adão e, metaforicamente, ao resto da Criação. A real contribuição de Michelangelo para a pintura pode ser vista no corpo de Adão, com suas combinações perfeitas de força e graça.
     O primeiro artista - e, muitos diriam o maior de todos - a se especializar em representar o nu masculino, Michelangelo imaginou um esquema brilhante para o teto da Capela Sistina. Seu desenho complexo de cenas interligadas foi pintado com ele deitado de costas olhando para cima por um período exaustivo de quatro anos. A série de narrativas contra a história bíblica do Gênesis até a vida de Cristo. O julgamento final foicompletado separadamente para a parede do altar em 1534. É uma visãomonumental e impressionante que deu ao seu artista o título de o divino Michelangelo, e comprova que sua influência persiste até hoje. Em sua extraordinária dedicação à tarefa de completar a obra da Capela Sistina e seu desejo de confiar em seu próprio gênio inato, Michelangelo fez mais do que qualquer outro artista para elevar as artes da pintura e escultura ao status de Belas Artes.

 
 > A Criação de Adão (detalhe), 1511 

Neste detalhe do painel central do texto da Capela Sistina, o dedo direito de Deus é separado do de Adão por um mínimo ponto de luz. As poses semelhantes de Deus e Adão - suas pernas estão em uma posição quase idênticas - refletem a mensagem do Genesis 1:27, na qual Deus teria criado o homem à sua imagem e semelhança.


 
> O Julgamento Final (detalhe de pecadores sendo puxados para o inferno), 1535-1541 

 Uma visão de pesadelo do apocalipse na qual os corpos se contorcem e convulsionam, com almas subindo e descendo de acordo com a maneira como Cristo julga seus destinos. Uma obra enorme cobre a parede inteira atrás do altar da Capela Sistina e levou seis anos para ser completada. 

0 comentários:

Postar um comentário

Comentários que seram excluidos

Comentários em letra maiúscula.
Comentários de anônimos.
Comentários fazendo propaganda de seu próprio blog.
Comentários com o português miguxes.( Awe amiga, s bg ew shou di bola. Xuper bj)
Comentários com palavras obsenas.
Comentários com insultos.
Comentários falando mal de outros blogueiros.(resolva seu problema direto com seu desafeto)
Comentários perguntando o que já tem aqui no blog.
Comentários pedindo para eu ir até o seu blog dar uma olhadinha.
Comentários pedindo para adicionar ao MSN.
Comentários racistas.


Por favor, entenda que não tenho tempo para isso, não é má vontade mas não posso e o mais importante, não quero me aborrecer com estes pormenores.

Divulgue-o