Como
escultor, pintor; poeta e arquiteto, Michelangelo Buonarruti
(1475-1564) foi outro artista imensamente habilidoso da Renascença. 23
anos mais jovem que Leonardo, Michelangelo foi criado em Florença. Aqui
treinou brevemente com o pintor de afrescos Ghirlandaio, além de receber
instruções em escultura sob o patrocínio da poderosa família Médici.
Seu talento foi reconhecido bem cedo. Com 19 anos, após a morte de seu
patrono Lorenzo de Médici, em 1492, Michelangelo partiu para Bologna, e
depois viveu em Roma a partir de 1496, antes de voltar para Florença em
1501.
No mesmo ano, Michelangelo esculpiu a escultura de mármore Davi em
Florença, embarcando em uma permanente exploração de como melhor
representar a forma masculina. Michelangelo considerava-se a si mesmo
principalmente escultor e teve que ser persuadido a decorar o texto da
Capela Sistina no Vaticano com afrescos. A capela havia sido construída
pelo Papa Sixtus IV, mas foi seu sobrinho Papa Julius II que encomendou a
obra. A Criação de Adão (1508-12) forma o painel central da capela e
mostra Deus dando vida a Adão e, metaforicamente, ao resto da Criação. A
real contribuição de Michelangelo para a pintura pode ser vista no
corpo de Adão, com suas combinações perfeitas de força e graça.
O primeiro artista - e, muitos diriam o maior de todos - a se
especializar em representar o nu masculino, Michelangelo imaginou um
esquema brilhante para o teto da Capela Sistina. Seu desenho complexo de
cenas interligadas foi pintado com ele deitado de costas olhando para
cima por um período exaustivo de quatro anos. A série de narrativas
contra a história bíblica do Gênesis até a vida de Cristo. O julgamento
final foicompletado separadamente para a parede do altar em 1534. É uma
visãomonumental e impressionante que deu ao seu artista o título de o
divino Michelangelo, e comprova que sua influência persiste até hoje. Em
sua extraordinária dedicação à tarefa de completar a obra da Capela
Sistina e seu desejo de confiar em seu próprio gênio inato, Michelangelo
fez mais do que qualquer outro artista para elevar as artes da pintura e
escultura ao status de Belas Artes.
> A Criação de Adão (detalhe), 1511
Neste detalhe do painel central do texto da Capela Sistina, o dedo direito de Deus é separado do de Adão por um mínimo ponto de luz. As poses semelhantes de Deus e Adão - suas pernas estão em uma posição quase idênticas - refletem a mensagem do Genesis 1:27, na qual Deus teria criado o homem à sua imagem e semelhança.
> O Julgamento Final (detalhe de pecadores sendo puxados para o inferno), 1535-1541
Uma visão de pesadelo do apocalipse na qual os corpos se contorcem e convulsionam, com almas subindo e descendo de acordo com a maneira como Cristo julga seus destinos. Uma obra enorme cobre a parede inteira atrás do altar da Capela Sistina e levou seis anos para ser completada.
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