sexta-feira, 1 de junho de 2012

Gênio, Desenhista e Inventor Renascentista


 
  Durante o período conhecido como o Alto Renasimento, quando os maiores artistas na história da arte ocidental estavam no auge de suas forças, um em particular se sobressaiu pela pura extensão de seu talento. Leonardo da Vinci (1452-1519) - desenhista, cientista, músico, inventor - foi considerado como um dos maiores artistas da Renascença. Seu método indiscriminado de trabalho, entretanto, deixou para trás muitos trabalhos inacabados e uma série de cadernos cheios de estudos de esqueletos, nuvens, água corrente e flores, bem como observações sobre assuntos científicos como proporção, ótica, geologia e máquinas voadoras.
    Como muitos dos artistas da Renascença, Leonardo aprendeu seu trabalho como aluno de outro artista, Verrocchio. Neste caso, Verrocchio ficou tão impressionado com seu aluno que desistiu de pintar completamente. A partir de 1482, Leonardo passou 17 anos em Milão trabalhando para o Duque de Milão, antes de retornar para Florença onde pintou a icônica Mona Lisa entre 1503 e 1506.
    A Mona Lisa é significativa por várias razões. A pose - com o corpo fazendo um ângulo, a cabeça virada para frente - não havia sido vista antes. A perspectiva aérea da paisagem, e a maneira como desaparece com a distância, também foram avanços notáveis.
    A verdadeira contribuição de Leonardo para a história da pintura, entretanto, foi o que se tornou conhecido como sfumato - da palavra italiana para "esfumaçado" - ou seja, a realização da forma através de gradações tonais sutis, como nos traços suaves do rosto da Mona Lisa.
    Leonardo deixou poucas pinturas autênticas, mas influenciou enormemente seus contemporâneos tais como Correggio, Giogione e Rafael. Ao brincar com os contraste dramáticos entre luz e sombra, Leonardo prefigurou os efeitos de chiaroscuro que se tornariam comuns no periodo Barroco com Caravaggio e Rembradt. Suas composições de grupo finalmente organizadas, onde as figuras geralmente formam uma pirâmide, são características definidoras do estilo da Alta Renascença.
    Leonardo criou pinturas de impressionante beleza e realismo, e ao mesmo tempo, paradoxalmente, ele estava principalmente interessado em solucionar problemas de composição e perseguir uma gama de ideias intelectuais. Ele se juntou à corte do Rei francês Frances I, em 1517, onde sua obra foi grandemente apreciada e admirada. Viveu na França até sua morte.

 
< Estudo Para O Busto De Leda, 1506 Leonardo Da Vinci 
 No mito grego, Leda é seduzida pelo deus Zeus, que surgiu para ela sob a forma de um cisme. Leonardo completou seu desenho dos cabelos traçados de Leda ao desenhar sombreamentos ao longo das linhas das formas, uma técnica que introduziu em seus desenhos pouco antes de 1500.
< Mona Lisa, 1503 Leonardo Da Vinci
A biografia de Vasari sobre Leonardo da Vinci, Publicada 31 anos depois da morte de Leonardo, identifica a modelo como Lisa Gherardini, a esposa de um comerciante florentino abastado. Entretanto, há uma semelhança com o próprio artista, o que levou outros estudiosos a sugerirem que a Mona Lisa poderia ser o retrato de um homem ou até possivelmente um autorretrato.

0 comentários:

Postar um comentário

Comentários que seram excluidos

Comentários em letra maiúscula.
Comentários de anônimos.
Comentários fazendo propaganda de seu próprio blog.
Comentários com o português miguxes.( Awe amiga, s bg ew shou di bola. Xuper bj)
Comentários com palavras obsenas.
Comentários com insultos.
Comentários falando mal de outros blogueiros.(resolva seu problema direto com seu desafeto)
Comentários perguntando o que já tem aqui no blog.
Comentários pedindo para eu ir até o seu blog dar uma olhadinha.
Comentários pedindo para adicionar ao MSN.
Comentários racistas.


Por favor, entenda que não tenho tempo para isso, não é má vontade mas não posso e o mais importante, não quero me aborrecer com estes pormenores.

Divulgue-o