sexta-feira, 1 de junho de 2012

Elegância Decorativa Em Siena



  Se Giotto foi o pintor mais importante em Florença durante a maior parte do século xiv, o pintor Duccio di Buoninsegna (1255-1319) foi o principal pintor a surgir em Siena. As duas cidades toscanas de Florença e Siena eram rivais em termos de arte no início do século XVI. A escola sienesa era frequentemente considerada como a mais conservadora das duas, com pinturas que enfatizavam as qualidades decorativas encontradas em mosaicos e manucritos decorados do período bizantino anteror. A tradição bizantina, datada da época do Império Romano Oriental, fundado em 330 d.C., foi principalmente uma arte religiosa que enfatizava uma visão ortodoxa poderosa através do uso de símbolos e figuras estílizadas. Giotto, e até certo ponto Duccio, desenvolveram um estilo mais naturalista que desafia esta convenção ritualística.
   Até mesmo hoje a cidade medieval de Siena é dominada por sua catedral. Por isto, Duccio criou a Maestrà, um retábulo de dois lados com mais de 60 cenas, e que foi instaladalá em 1311. Duccio infunde suas cenas narrativas com um novo sentimento de vida. Há um mivimento real em suas figuras sagradas - não estão simplesmente postas de forma rígida contra um fundo dourado.
   Outros representantes da escola sienesa incluem o pupilo de Duccio Simone Martini (1284-1344) e Ambrogio Lorenzetti (1280-1348). Simone Martini, cujo trabalho reflete as cores brilhantes e linhas graciosas de seu mestre, foi convocado para trabalhar para o rei francês de Nápoles e mais tarde para o papa em sua corte em Avignon. A maneira refinada e cortês exemplificada pela obra de Martini dominou a arte através da Europa no final da Idade Média.
   Os irmãos Lorenzetti também eram provavelmente assistentes no ateliê de Duccio, mas enquanto Martini pintava com elegância refinada, os irmãos eram influenciados por Giotto e preferiam um estilo narrativo, observador. Ambrogio Lorenzetti pintou a Alegoria do Mau e do Bom Governo, uma série de afrescos para a prefeitura de Siene, entre 1338 e 1340. Esta é uma obraimpressionante e intrincada, revelando uma até então desconhecida maestria do uso da perspectiva em sua representação de pequenas figuras andando pelas ruas inclinadas de Siena.








 
> Maestá (detalhe), 1311 Duccio
Este é o painel central da obra mais celebrada de Duccio, mostrando a Virgem Maria e Cristo em tronos cercados de anjos e santos. Maria sobressai do resto do grupo por seu tamanho e pelo intenso azul ultramarino de sua túnica, que contrasta com os balos, roupas e trono ricamente decorados de ouro. 


 
> Alegoria do Bom Governo(detalhe), 1338 Lorenzetti 
Este detalhe de afresco no palazzo Pubblico Siena mostra parte de uma cena urbana, mostrando uma procissão de noivas e a celebração se realizando em uma pousada. A pintura mural de Lorenzetti teve como intenção mostrar os efeitos que ambas os governos, bom e mau, podem ter sobre uma cidade ou região. 

2 comentários:

Bel santos disse...

Amo tudo que se reere a arte, seu blog é bem interessante, Parabéns!

Dj Philip disse...

Muito Obrigado Bel Santos.

Postar um comentário

Comentários que seram excluidos

Comentários em letra maiúscula.
Comentários de anônimos.
Comentários fazendo propaganda de seu próprio blog.
Comentários com o português miguxes.( Awe amiga, s bg ew shou di bola. Xuper bj)
Comentários com palavras obsenas.
Comentários com insultos.
Comentários falando mal de outros blogueiros.(resolva seu problema direto com seu desafeto)
Comentários perguntando o que já tem aqui no blog.
Comentários pedindo para eu ir até o seu blog dar uma olhadinha.
Comentários pedindo para adicionar ao MSN.
Comentários racistas.


Por favor, entenda que não tenho tempo para isso, não é má vontade mas não posso e o mais importante, não quero me aborrecer com estes pormenores.

Divulgue-o