Com
suas várias inovações artísticas, Masaccio (1401-1428) foi um dos mais
importantes precursores do renascimento italiano. Outro artísta
florentino, sua juventude e aprendizado não são conhecidos, mas pode-se
ver em suas primeiras obras que há claramente uma rejeição do estilo
gótico linear da arte que havia florescido a partir de meados do século
XII. Masaccio levou adiante a preocupação de Giotto com a representação
de figuras humanas acreditáveis, mas conseguiu ir além ao aplicar as
regras de perspectivas que havia sido desenvolvidas por seu
contemporâneo, o arquiteto Brunelleschi. Masaccio também observou as
esculturas que estavam sendo criadas na época por Donatello e foi capaz
de dar ás figuras a solidez e volume que nunca antes haviam existido na
pintura.
A Expulsão de Adão e Eva, 1425-8, um afresco de um ciclo na Capela
Brancacci em Florença, mostra completamente as extraordinárias inovações
de Masaccio com luz, espaço e perspectiva. Os corpos de Adão e Eva têm
uma qualidade monumental, escultural e parecem existir em três
dimensões. Gestos e expressões faciais são cuidadosamente ressaltados
pela luz que cai de uma fonte, com a sombra projetada atrás deles
contribuindo para a sugestão de volume. A composição é unificada pelo
uso da perspectiva de ponto único dos portões. Com realismo, austeridade
e sinceridade intensos, é evidente que as pinturas de Masaccio não
buscavam encantar e agradar, ao contrário de obras produzidas por muitos
artístas anteriores.
Fra Angelico (1387-1455), um frei dominicano que viveu em um monastério
em Fiesole, próximo a Florença, começou a trabalhar como iluminador de
manuscritos e há um elemento decorativo, estilizado, que pode ser visto
em seus primeiros trabalhos com afrescos. Entretanto, em 1436, Fra
Angelico foi incumbido de decorar as celas dos freis no convento de San
Marco em Florençacom cerca de cinquenta afrescos. Enquanto estes foram
planejados como expressão direta da fé dos freis, também mostram um
entendimento básico de perspectiva e de como figuras recuam no espaço.
Na última década de sua vida, Fra Angelico viajou para Roma para
trabalhar em afrescos na capela particular do Papa Nicolau V no
Vaticano.
> A Cura de Paládia Por São Cosme e São Damião, 1438-1440 Fra Angelico
São
Cosme e São Damião eram irmãos gêmeos que praticavam a medicina na
Síria. Esta pequena pintura, um de oito painéis que eram originários de
um monastério dominicano em Florença, mostra os médicos realizando uma
cara milagrosa. O lado direito mostra São Damião recebendo um presente
por seus poderes de cura.
>Expulsão do Paraíso 1427 Masaccio
Parte
de um ciclo de afrescos pintados por Masaccio para a Capela Brancacci
em Santa Maria del Carmine, Florença. Esta dramática representação do
sofrimento de Adão e Eva abriu novos caminhos em seu realismo devido à
sua simplicidade e tridimensionalidade do
casal e suas expressões carregadas de emoção.
0 comentários:
Postar um comentário
Comentários que seram excluidos
Comentários em letra maiúscula.
Comentários de anônimos.
Comentários fazendo propaganda de seu próprio blog.
Comentários com o português miguxes.( Awe amiga, s bg ew shou di bola. Xuper bj)
Comentários com palavras obsenas.
Comentários com insultos.
Comentários falando mal de outros blogueiros.(resolva seu problema direto com seu desafeto)
Comentários perguntando o que já tem aqui no blog.
Comentários pedindo para eu ir até o seu blog dar uma olhadinha.
Comentários pedindo para adicionar ao MSN.
Comentários racistas.
Por favor, entenda que não tenho tempo para isso, não é má vontade mas não posso e o mais importante, não quero me aborrecer com estes pormenores.