sexta-feira, 1 de junho de 2012

A Ilusão De Peso e Modelagem



   Com suas várias inovações artísticas, Masaccio (1401-1428) foi um dos mais importantes precursores do renascimento italiano. Outro artísta florentino, sua juventude e aprendizado não são conhecidos, mas pode-se ver em suas primeiras obras que há claramente uma rejeição do estilo gótico linear da arte que havia florescido a partir de meados do século XII. Masaccio levou adiante a preocupação de Giotto com a representação de figuras humanas acreditáveis, mas conseguiu ir além ao aplicar as regras de perspectivas que havia sido desenvolvidas por seu contemporâneo, o arquiteto Brunelleschi. Masaccio também observou as esculturas que estavam sendo criadas na época por Donatello e foi capaz de dar ás figuras a solidez e volume que nunca antes haviam existido na pintura.
      A Expulsão de Adão e Eva, 1425-8, um afresco de um ciclo na Capela Brancacci em Florença, mostra completamente as extraordinárias inovações de Masaccio com luz, espaço e perspectiva. Os corpos de Adão e Eva têm uma qualidade monumental, escultural e parecem existir em três dimensões. Gestos e expressões faciais são cuidadosamente ressaltados pela luz que cai de uma fonte, com a sombra projetada atrás deles contribuindo para a sugestão de volume. A composição é unificada pelo uso da perspectiva de ponto único dos portões. Com realismo, austeridade e sinceridade intensos, é evidente que as pinturas de Masaccio não buscavam encantar e agradar, ao contrário de obras produzidas por muitos artístas anteriores.
       Fra Angelico (1387-1455), um frei dominicano que viveu em um monastério em Fiesole, próximo a Florença, começou a trabalhar como iluminador de manuscritos e há um elemento decorativo, estilizado, que pode ser visto em seus primeiros trabalhos com afrescos. Entretanto, em 1436, Fra Angelico foi incumbido de decorar as celas dos freis no convento de San Marco em Florençacom cerca de cinquenta afrescos. Enquanto estes foram planejados como expressão direta da fé dos freis, também mostram um entendimento básico de perspectiva e de como figuras recuam no espaço. Na última década de sua vida, Fra Angelico viajou para Roma para trabalhar em afrescos na capela particular do Papa Nicolau V no Vaticano.
 
> A Cura de Paládia Por São Cosme e São Damião, 1438-1440 Fra Angelico
São Cosme e São Damião eram irmãos gêmeos que praticavam a medicina na Síria. Esta pequena pintura, um de oito painéis que eram originários de um monastério dominicano em Florença, mostra os médicos realizando uma cara milagrosa. O lado direito mostra São Damião recebendo um presente por seus poderes de cura.
>Expulsão do Paraíso 1427 Masaccio
Parte de um ciclo de afrescos pintados por Masaccio para a Capela Brancacci em Santa Maria del Carmine, Florença. Esta dramática representação do sofrimento de Adão e Eva abriu novos caminhos em seu realismo devido à sua simplicidade e tridimensionalidade do
casal e suas expressões carregadas de emoção.

0 comentários:

Postar um comentário

Comentários que seram excluidos

Comentários em letra maiúscula.
Comentários de anônimos.
Comentários fazendo propaganda de seu próprio blog.
Comentários com o português miguxes.( Awe amiga, s bg ew shou di bola. Xuper bj)
Comentários com palavras obsenas.
Comentários com insultos.
Comentários falando mal de outros blogueiros.(resolva seu problema direto com seu desafeto)
Comentários perguntando o que já tem aqui no blog.
Comentários pedindo para eu ir até o seu blog dar uma olhadinha.
Comentários pedindo para adicionar ao MSN.
Comentários racistas.


Por favor, entenda que não tenho tempo para isso, não é má vontade mas não posso e o mais importante, não quero me aborrecer com estes pormenores.

Divulgue-o