Masaccio
e fra Angelico haviam começado a fazer uso da perspectiva única, ou de
um ponto. Vários outros artistas italianos do século XV também
rapidamentenexploraram os novos princípios da perspectiva linear. Este
era o sistema no qual as linhas convergiam até um ponto no infinito,
fazendo com que as pessoas e objetos recuassem no espaço. A perspectiva
geométrica ou linear foi desenvolvida pelo arquiteto Brunelleshi e
permaneceu fiel à ideia de como a pintura melhor representou a realidade
até o final do século XIX. Paolo Uccello (1397-1475), um pintor
florentino aprendiz do escultor Ghiberti, se tornou obcecado com a
representação tridimensional na tela plana através da perspectiva. Em
nenhum outro lugar esta obsessão é mais aparente do que em A Batalha de
São Ramão (1454-7). Estes três painéis, representando a hostil batalha
territorial entre os florentinos e os sieneses, foram encomendados pela
família Médici para seu palácio em Florença. Este trabalho decorativo,
tipo frisa, com suas lanças entrechocando-se e cavalos empinados deu a
Uccello a oportunidade de satisfazer seu amor pela perspectiva.
Escorço, isto é, a aplicação de perspectiva a um único objeto ou
figura para criar a ilusão de projeção ou profundidade, apareceu
primeiramente em vasos gregos 500 a.C. O mestre do escorço foi um dos
primeiros artistas da Renascença, Andrea Mantegna (1431-1506). O pai
adotivo de Mantegna, Squarcione, era arqueólogo e pintor, e infundiu
interesse pelas esculturas e antiguidades clássicas em seu filho. Em O
Cristo Morto (1470), o observador está posicionado aos pés de Cristo,
olhando para cima em direção ao corpo truncado e frio confinado à laje, é
um dos exemplos mais dramáticos de um escorço de corpo da história da
pintura.
Piero della Francesa (1416-1492) foi influenciado pelos avanços de
contemporâneos como Masaccio e Uccello, Mas, além de pintar afrescos,
era um extraordinário matemático, tendo escrito tratados sobre geometria
e regras de perspectiva. Entretanto, considerar a obra de Piero della
Francesca como exemplo puramente de geometria, equilíbrio de espaço,
escala e proporção, seria prestá-lo um grande desserviço. Pinturas
posteriores revelam sua habilidade consumada para criar uma atmosfera
serena, atemporal e espiritual através do uso de cores pálidas e de uma
luz sobrenatural e suave.
> A BATALHA DE SÃO ROMÃO, 1456 PAOLO UCCELLO
O painel da esquerda em uma série de três parao castelo dos Médici representa o conflito no qual os sineses
foram atacados pelos florentinos. T todos os detalhes da obra - desde
as lanças cuidadosamente colocadas até as pequenas figuras nos morros ao
fundo - foram arranjadas cuidadosamente para maximizar o potencial da
perspectiva.
> O CRISTO MORTO, 1470 ANDREA MANTEGNA
Neste
retrato de Cristo, a Virgem e São João são mostrados cborando sua
morte. Este não é um retrato idealizado: a perspectiva dramática do
corpo escorçado, os orifícios nas mãos e pés e a descoloração da pele
conferem um realismo de lápide mortuária.
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