sexta-feira, 1 de junho de 2012

Giotto e os primeiros Afrescos



    É dificil de saber por onde começar quando se trata da história da pintura ocidental.
Houve pintores antes de Giotto, mas o que ele conseguiu com suas composições simples e atemporais colocaria a arte ocidental em um novo curso, se tornando algo como uma lenda em seu próprio tempo. Produziu obras para o Papa e o Rei de Nápoles e é mencionado na Divina Comédia de Dante.
    Giotto di Bondone (1267-1337) era o filho de um fazendeiro florentino. Nascido na pobreza, Giotto foi descoberto pelo pintor Cimabue ao desenhar o retrato perfeito de uma ovelha em uma rocha. Giotto aprendeu rapidamente com seu novo mestre e, não muito tempo depois, administraria seu movimento ateliê e aceitaria contratos para decorar as paredes de construções religiosas em Florença e outras cidades italianas.
     Grande parte de suas obras foi feita em afrescos. Este método de pintar envolve a aplicação de pigmentos com base em água diretamente no gesso úmido; a tinta e o gesso então se misturariam ao secar.
     A técnica havia sido usada para decorar capelas e outras construções religiosas por toda a Itália. A maior realização de Giotto foi uma série de afrescos que pintou no interior de Scrovegni, ou Capela Arena, em Pádua, retratando cenas da vida de jesus e da Virgem Maria. Também pintou o ciclo de São Francisco de Assis para a Igreja Superior em Assis.
     Mas é pela contribuição de Giotto para o desenvolvimento da figura humana na pintura o motivo pelo qual será para sempre reconhecido. Ele se libertou da tradição bizantinado uso de figuras estilizadas, dando ás figuras em suas pinturas um grau muito maior de realismo. Olhe para qualquer grupo de pinturas em uma obra de Giotto e encontrará emoções reais em seus rostos; conseguiu retratar uma série de sentimentos - tais como reverência, tristeza, suspeição, ódio e ciúme - de forma nunca antes retratada. Isto cria uma sensação de compaixão que ajuda a nos envolver com o desenrolar do drama.
     Há também uma grande sensação de movimento nestas obras narrativas examinadas em detalhe. Mãos protestam e se agitam e figuras se curvam e se inclinam com uma sensação acreditável de espaço, peso e distância. Giotto mostra uma sensibilidade real para a cor também, particularmente a forma com a qual interage com a luz. 


Imagens de Giotto e Afrescos
    
Esse afresco de Giotto a morte de jesus e os anjos indo buscar.
    
Adoração dos Reis Magos.


    
Giotto foi o primeiro artista dentro da História da Arte.

0 comentários:

Postar um comentário

Comentários que seram excluidos

Comentários em letra maiúscula.
Comentários de anônimos.
Comentários fazendo propaganda de seu próprio blog.
Comentários com o português miguxes.( Awe amiga, s bg ew shou di bola. Xuper bj)
Comentários com palavras obsenas.
Comentários com insultos.
Comentários falando mal de outros blogueiros.(resolva seu problema direto com seu desafeto)
Comentários perguntando o que já tem aqui no blog.
Comentários pedindo para eu ir até o seu blog dar uma olhadinha.
Comentários pedindo para adicionar ao MSN.
Comentários racistas.


Por favor, entenda que não tenho tempo para isso, não é má vontade mas não posso e o mais importante, não quero me aborrecer com estes pormenores.

Divulgue-o