sexta-feira, 1 de junho de 2012

O Renascimento Italiano I250-I550


   No período medieval tardio, a partir de cerca de 1000 d. C a pintura era realizada principalmente nos monastérios. Aqui, os monges usavam folhas de ouro e uma série de imagens estilizadas para decorar manuscritos, enquanto as paredes seriam decoradas ocasionalmente com alguma cena simples da bíblia. A maior parte se não todas, das imagens que eram produzidas durante esta época, era religiosa. Não houve retratosde fato até o final da Idade Média, assim como nenhuma paissagem e muito poucas tentativasde desenhar cenas a partir da realidade objetiva. Consequentemente, não havia pinturas de grande significação. Havia escultores no século XIII nas cidades com catedrais como Strasbourg e Naumburg, cujo conhecimento do corpo humano os levou a criar estátuas naturais e convicentes, mas isto não acontecia com a pintura. A pintura era desinteressante e sem vida.
Tudo isso mudou com a chegada de Giotto em Florença. A obra de Giotto não apenas apontou para um completo rompimento com a tradição, mas teve uma influência de grande projeção nas gerações subsequentes de pintores florentinos e depois na arte ocidental. Giotto criou uma abertura que o mundo nunca havia visto antes. Suas figuras não eram mais recortes de papelões rígidos, mas tinham solidez e profundidade tanto em termos físicos como emocionais. Com seu dom para retratar uma grande variedade de emoções humanas, Giotto foi capaz de transmitir histórias religiosas deforma convincente, poderosa e profundamente compassiva. Pela primeira vez, o observador poderia sentir compaixão por personaens-chave na narrativa e o impacto que esta abordagem radical teve na pintura não poderia ter sido maior.

Masaccio foi o próximo pintor a acompanhar e a se ocupar de alguns dos desafios artísticos propostos por Giotto. Não era, obviamente, uma corrida de revezamento com o bastão sendo entregue de um artista para outro - mas mais um processo que evoluiu com os avanços cada vez mais rápidos que estavam sendo feitos nos mundos paralelos da ciência, literatura, arquitetura, música, invenções e descobertas. Pela primeira vez, estes mundos paralelos começaram a se convergir - bastante literalmente, com a descoberta da perspectiva de um só ponto. Foi o arquiteto Brunelleschi que desenvolveu a ideia de que para dar a uma imagem profundidade era necessário que suas linhas convergissem em direção a um único ponto distante. Isto, por sua vez, inspirou Masaccio a experimentar uma perspectiva rudimentar em suas pinturas, dando a elas uma qualidade monumental e escultural e contribuindo para a ilusão de espaço real.
Continuando a partir de Masaccio,outros artistas tais como Uccello, Mantegna e Piero della Francesca levaram estas ideias experimentais um pouco mais longe, sempre acrescentando ao conhecimento técnico de como criar uma imagem convincente, ou um espelho da realidade. O período conhecido como Alto Renascimento - isto é, entre 1500 e 1520 - foi quando os três grandes artístas, Leonardo, Michelangelo e Rafael, estavam no auge de suas forças criativas. Florença ainda era o principal centro de atividade artística, mas nesta época Roma e veneza estavam começando a florescer. Em Florença, leonardo em particular, desenvolveu os primeiros conceitos cientificos e matemáticos em uma incansável busca intelectual que era parte de sua própria prática artística. Tudo existia para ser descoberto, nada poderia deixar de ser questionado.
de Leonardo da Vinci 
A Mona Lisa de Leonardo abriu possibilidades para uma nova maneira de olhar para as artes plásticas. Provavelmente ainda o mais famoso retrato na história da arte como um todo, seu sorriso enigmático e traços suaves devem ter sído impactantes para o público da época, acostumados com rígidas madonas com halos dourados.




I254
Nascimento de Marco Polo, que levaria o macarrão da China à Itália.
I297
Magna Carta, confirmada por Eduardo I - entra no código civil inglês como lei.
I347
Peste bubônica na Europa; originária da Índia, 1332. 75 milhões de mortes.
I430
Joana D'Arc capsturada, levada à Inglaterra. Mais tarde queimada em Rouen, França.
I454
Itália dividida em cinco grandes regiões: Veneza, Milão, Florença, Estados Pontifícios e Nápoles. 

I492
Colombo parte de Polos, Espanha, em busca das Índias e descoberta da América.

I510
Espanha inicia colonização da Jamaica. Dias anos mais tarde, de Cuba.

I513
Vasco Núñez de Balboa nameia grande massa de água como (o) "Pacífico".

I519
Cortés leva cavalos árabes da Espanha para as Américas.

I544
Sebastião Cabot publica um mapa do mundo com detalhes extraordinários.

I555
O tabaco é levado pela primeira vez das Américas para a Espanha.

0 comentários:

Postar um comentário

Comentários que seram excluidos

Comentários em letra maiúscula.
Comentários de anônimos.
Comentários fazendo propaganda de seu próprio blog.
Comentários com o português miguxes.( Awe amiga, s bg ew shou di bola. Xuper bj)
Comentários com palavras obsenas.
Comentários com insultos.
Comentários falando mal de outros blogueiros.(resolva seu problema direto com seu desafeto)
Comentários perguntando o que já tem aqui no blog.
Comentários pedindo para eu ir até o seu blog dar uma olhadinha.
Comentários pedindo para adicionar ao MSN.
Comentários racistas.


Por favor, entenda que não tenho tempo para isso, não é má vontade mas não posso e o mais importante, não quero me aborrecer com estes pormenores.

Divulgue-o